Mobilidade e Intercâmbio

Você sabia que durante o período em que você está na UFG você pode participar de programas de mobilidade e intercâmbio, tanto no Brasil quanto no exterior?

Programa de Mobilidade Estudantil

A mobilidade acadêmica permite que os estudantes de graduação cursem uma parte de seus componentes curriculares em outra instituição de ensino ou regional diferente daquela onde cursa a graduação, dentro do Brasil. Dessa forma, você, estudante de Publicidade e Propaganda, pode cursar um crédito que não é oferecido no seu curso, pode ir estudar com um docente que você admira muito, enfim, é a chance de melhorar seu currículo e ampliar sua rede de contatos.

Na UFG, atualmente, existem três tipos de mobilidade acadêmica:

1. Programa de Mobilidade Estudantil (PME) – em que você pode cursar créditos em outra IES, distinta da UFG, em qualquer lugar do Brasil.
  2. Programa de Mobilidade entre as Instituições Públicas de Ensino Superior no Estado de Goiás (PMIPES) – aqui você pode cursar componentes de sua grade em qualquer outra instituição pública, dentro do Estado de Goiás
  3. Programa de Mobilidade Interna (PMI) – neste programa você cursa componentes em qualquer outra regional da UFG.

Para participar existem editais específicos, destinados a cada um dos programas. Quer entender um pouco mais sobre os Programas de Mobilidade Estudantil? Clique aqui ou entre em contato abaixo, e veja como você pode participar e incrementar seu currículo acadêmico.

Heloísio Caetano Mendes

Coordenador de Mobilidade Acadêmica

PROGRAD - UFG

mobilidade.prograd@ufg.br

Intercâmbio

Se você tem interesse em passar uma temporada fora do Brasil, estudando em uma Universidade conveniada com a UFG, você precisa conhecer os programas e convênios que a UFG possui. Para conhecê-los, você pode começar clicando aqui e lendo a respeito do Guia do Intercâmbio, da Diretoria de Relações Internacionais da UFG da UFG – DRI. A DRI é o órgão ligado diretamente ao Gabinete da Reitoria responsável por sistematizar e desenvolver a política de relações internacionais da instituição, por meio da cooperação e do intercâmbio científico, tecnológico, cultural e acadêmico, entre a UFG e instituições estrangeiras ou organismos internacionais. Ela é responsável por apoio e incentivar ações e interações internacionais, visando a melhora na qualidade do ensino, no avanço da pesquisa e do conhecimento.

Como a DRI pode te ajudar a estudar em alguma instituição fora do país?

A UFG participa do programa de graduação sanduíche, isto é, você faz uma parte do seu curso no Brasil e outra fora, com financiamento tanto do governo brasileiro quanto de governos estrangeiros, através de programas como CAPES BRAFITEC, BRAFAGRIL, CAPES FIPSE, CAPES UNIBRAL, entre outros. Esses programas oferecem continuamente bolsas e auxílios para quem quer estudar fora do país, por um tempo. Para conhecer cada um deles, bem como os requisitos e condições para participar, clique aqui.

Interessou? Então procure a DRI-UFG para mais informações:

Diretoria de Relações Internacionais da UFG

Campus Samambaia Prédio da Reitoria (1º andar)