Iniciação Científica

Você sabe que na UFG todo mundo pode fazer pesquisa? No curso de Publicidade e Propaganda isso não é diferente! Existem vários meios e formatos para você produzir! Um deles é a Iniciação Científica. A finalidade do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG é proporcionar um meio para que estudantes de graduação possam se iniciar nas atividades de pesquisa.

E como funciona? Como posso me candidatar a uma bolsa de pesquisa? 

Os ciclos do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação são anuais. Todo ano, dois editais são lançados. No primeiro, o docente apresenta seus planos de trabalho vinculados a seus projetos de pesquisa cadastrados no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFG. Cada professor poderá ter até oito planos recomendados. Para cada plano recomendado, ele indicará um estudante. Nesse edital, os professores indicam os alunos interessados. 

No segundo edital, imediatamente após o primeiro, os docentes interessados e com planos recomendados concorrerão a cotas de bolsas institucionais concedidas pela UFG e pelo CNPq, por meio da avaliação da produção intelectual dos proponentes. Obtida a cota, caberá ao professor indicar quais alunos vinculados aos planos recomendados receberão as bolsas. Além das bolsas institucionais, o docente poderá buscar outras fontes de bolsas para seus alunos.

E o que eu ganho participando dos projetos de pesquisa? 

Existem dois tipos de ganhos: o primeiro em termos de conhecimento e currículo. A pesquisa te torna mais habilitado para uma determinada área do conhecimento. É a chance para se aproximar mais dos seus professores e das áreas de conhecimento que mais te interessam, aprofundar em um determinado assunto, além de construir uma área fundamental hoje em dia: networking! Isso mesmo! Participando dos projetos você consegue conhecer mais pessoas que se interessam por aquele tema. 

Para além do conhecimento, participar de projetos de pesquisa envolve bolsas. Existem duas modalidades delas: remuneradas e voluntárias. Na primeira o aluno recebe um auxílio financeiro para contribuir com a pesquisa. Na segunda, faz isso de forma voluntária. 

E aí? Interessou? Para conhecer um pouco mais sobre o programa você pode clicar aqui e conhecer os projetos de pesquisa do curso de PP ou clicar aqui e entrar na página da PRPI, para entender um pouco mais sobre o assunto.