Docentes

Professores efetivos

Alexandre Tadeu dos Santos é Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Coordena o projeto de pesquisa científica “Tradições, Transformações e Perspectivas da Televisão na era da Cultura da Convergência”  na UFG. Atuou como produtor/redator de programas de televisão em rede nacional. Sua área de interesse de pesquisa concentra-se na produção audiovisual publicitária e na ficção televisual em suas diferentes manifestações: telenovela, séries, seriados webséries, nas narrativas transmidiáticas e na chamada Pós-televisão. É professor associado na Universidade Federal de Goiás – UFG. Autor do livro Afinal, o que é Docudrama? Um estudo do gênero através da Telenovela Brasileira. 

Contato: alexandre@ufg.br 


Ana Rita Vidica é Doutora em História (FH-UFG e EHESS-Paris), Mestre em Cultura Visual (FAV-UFG) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (FIC- UFG). Atualmente é docente do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) e do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades.

Contato: ana_rita_vidica@ufg.br


Arnaldo Alves Ferreira Júnior é Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação e Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto dos Cursos de Gestão da Informação e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás. Pesquisador membro do Núcleo de Pesquisas em Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação (NGPTI/UFG). Coordenador de Projetos de Automação e Marketing Digital no Laboratório de Gestão da Informação e Conhecimento (LABIC/UFG). Atuando como Pesquisador em temas como Cultura Informacional, Informação e Cidadania, Informação Digital, Gestão da Informação, Estudos de Redes, Monitoramento de Redes Sociais, Comportamentos de Busca e Uso de Informação, Plataformas Open Source de Automação de Marketing, Gestão de Marketing Digital, Compliance e Governança de Dados.

Contato: arnaldojunior@ufg.br


Daniel Christino é Doutor em Ciências da Comunicação pela UnB. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2001) e possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1998) e graduação em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1994). Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Performances Culturais da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. É também Coordenador do Game Lab no Media Lab/UFG. Foi gestor do Museu da Imagem e do Som do Estado de Goiás. É Professor Associado I da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e tem experiência na área de Filosofia, Humanidades Digitais, Performance e Comunicação, com ênfase em Performance, Tecnologia e Games.

Contato: dchristino@ufg.br


Eliseu Vieira Machado Jr é Doutor em Estratégia e Organizações pela Unimep/University of Northern Iowa. Mestre em Administração pela Oklahoma City University/UnB e Graduação em Administração (UniEVANGÉLICA) e Engenharia Elétrica (UFG). Atualmente é Professor Associado da UFG e da Universidade Estadual de Goiás-UEG. Também faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional. Seus interesses de pesquisa são: Teoria do Stakeholder, Estratégia, Gestão Pública, Novas Abordagens de Marketing, Gestão de Instituições de Ensino Superior (IES) e Educação à Distância. Líder do Grupo de Pesquisa: Estratégia, Responsabilidade Social e Marketing do CNPq. Membro do grupo de pesquisa PêPêpraQuê – uma reflexão sobre o ensino da publicidade em momento de pandemia e do projeto de extensão PêPêpraQuê.

Contato: eliseu@ufg.br


Janaína Vieira de Paula Jordão é Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; possui Mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG; e possui Graduação em Comunicação Social pela FIC/UFG (1999). É Professora Adjunta no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás.

Contato: janainajordao@ufg.br 


Lara Lima Satler é Pós-Doutora em Estudos Culturais, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais (PPGIPC) e Comunicação (PPGCOM), ambos na UFG, tendo publicado os livros "Pesquisa em Arte, Audiovisual e Performances" (2020) e Performances, Mídia e Cinema (2019).

Contato: lara_lima_satler@ufg.br


Letícia Segurado Côrtes é Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG (2005-2007), Especialização em Estratégias de Gestão: EMBA – Gestão em Marketing pela Escola Politécnica da UFRJ (2003-2005), Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (1997-2000). Professora Adjunto da Faculdade de Informação e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás desde agosto de 2009, onde ministra disciplinas de Agência Experimental I e II, Linguagem Publicitária, Introdução à Publicidade e Propaganda. Atua em atividades de Pesquisa e Extensão sobre comunicação, publicidade, agência, dados, tecnologia.

Contato: leticiascortes@ufg.br


Magno Luiz Medeiros da Silva é  Doutor pela USP. Professor Titular da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, ambos da UFG. Foi diretor da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG por dois mandatos (2009/2012 e 2013/2016). Foi também Secretário de Comunicação da UFG, cargo vinculado à Administração Superior (Secom), nos anos de 2018 e 2019. Foi Assessor de Imprensa da Reitoria/UFG e Coordenador de Jornalismo da ASCOM/UFG no período de 2006 a 2008. Coordenou a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFG) no período de 2001 a 2004. Foi também coordenador do curso de Publicidade e Propaganda (2003 a 2004). Atualmente, coordena o programa de extensão Enredos Digitais e o projeto de extensão Pensar Direitos Humanos Digital.

Contato: magno@ufg.br


Marcilon Almeida de Melo (Marck Al) é Doutor em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília — UnB (2020). Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes da UFG (2009). Possui graduação em Design pela mesma faculdade (2000). Como designer, possui larga experiência no mercado nacional e internacional atuando em projetos de mídia interativa, animação e branding. Foi sócio fundador do estúdio de design Nitrocorpz; diretor do Associação de Designers Gráficos na gestão 2013—2015; membro do júri de Bienais de Design promovidas pela Associação de Designers Gráficos (ADG), Brasil Design Award (BDA) e do prêmio CLAP internacional. Seus principais interesses de pesquisa são design gráfico computacional, visualização de dados, interfaces e mediação digital, cidades inteligentes, tecnologias urbanas e métodos de atuação cívica.

Contato: marcilon@ufg.br


Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha é Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Sociologia pelo mesmo programa (2009). MBA em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, pela UFG. Coordena o grupo de pesquisa A informação, a comunicação e os museus no século XXI: Utilizando a gestão da informação e da comunicação para potencializar a construção da cidadania e otimizar os recursos públicos investidos em museus universitários. É membro do grupo de pesquisa PêPêpraQuê – uma reflexão sobre o ensino da publicidade em momento de pandemia e do projeto de extensão PêPêpraQuê – uma reflexão sobre a publicidade em momento de pandemia e participante do Grupo de Pesquisa/CNPq em Estratégia e Marketing. É autora do livro “Quando o mercado e o museu se encontram”. Possui diversos capítulos de livros e artigos publicados na área de Museus, Publicidade, Inteligência Competitiva e Planejamento Estratégico. 

Contato: marinaroriz@ufg.br


Rafael Franco Coelho - É Doutor em Comunicación Digital pela Universidad Autònoma de Barcelona (2016), com período sanduíche no Institute of Social and Cultural Anthropology na University of Oxford (Inglaterra). Mestre em Artes pela Unicamp (2007) e graduação em Design Gráfico pela UNESP (2003). É Professor Adjunto na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, pesquisador do Instituto de la Comunicación (InCom-UAB) e colaborador do Grupo Internacional de Estudos sobre Comunicación y Cultura. Tem experiência na área de Design Gráfico, Comunicação Visual e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e cinema indígena, documentário etnográfico, cinema documentário.

Contato: rafaelcoelho@ufg.br


Rodrigo Cássio Oliveira é Pós-Doutor em Linguística Aplicada na Università di Pisa (Itália). É Doutor em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no curso de Publicidade e Propaganda, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e no Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS).  Autor do livro “Filmes do Brasil Secreto”, entre outras publicações individuais ou colaborativas com ênfase em análise de filmes e estudos de performances. Nos últimos anos, dedica-se a pesquisas sobre humanidades digitais e teorias estéticas, tendo criado o GEFAT – Grupo de Estudos Forma, Arte e Tecnologia, projeto de extensão realizado no Media Lab-UFG. 

Contato: rodrigocassio@ufg.br


Thalita Sasse Fróes é Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2016). Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (2003). Especialização em Atendimento Sistêmico à Família pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003). Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, narrativa e imaginário, psicologia e comportamento do consumidor, linguagem publicitária, storytelling e literatura.

Contato: thalita_sasse_froes@ufg.br

Professores substitutos