Projetos de Pesquisa

Aqui você pode conhecer um pouco mais sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores do curso de Publicidade e Propaganda da UFG.

 

Prof. Dr. Alexandre Tadeu dos Santos

Tradições, Transformações e Perspectivas da Televisão na era da Cultura da Convergência.

A presente investigação pretende desenvolver um olhar mais atento ao processo de transição nas formas de produção televisiva em curso, a partir da contemplação de três variáveis de pesquisa: a Pós-televisão, transmídia storytelling e as séries americanas. Para tanto propomos a problematização da pesquisa nos seguintes termos: Em que medida as experiências narrativas transmidiáticas das séries de televisão contribuem para a construção de uma nova etapa do veículo que está sendo chamada de Pós-TV?. Nossa principal inquietação parte da premissa que a linguagem da TV, no que tange as narrativas ficcionais, vem apresentando novas perspectivas e possibilidades de produção em diálogo com a rede das redes: a internet. A metodologia adotada para a reflexão foi o tensionamento de autores que pensam o audiovisual como (JENKINS; LACALLE; MACHADO).

 

Profa. Dra. Ana Rita Vidica Fernandes

A imagem como dispositivo midiático: produções e mediações culturais

Ementa: Uma pesquisa guarda-chuva que busca alinhar as discussões entre comunicação, imagem e cultura, tendo como ponto de partida a fotografia. A fotografia, em interface e diálogo com outros tipos de imagem, é vista como parte de um processo de mediação que, se dá na relação com os meios de comunicação tradicionais, as novas mídias e também em meios artísticos e culturais. Desse modo, busca-se perceber tanto a visualidade fotográfica, a fim de compreender o seu processo de produção quanto seus modos de recepção e circulação. Nesse sentido, discute-se a imagem, não só na perspectiva do enunciado mas da construção com a cultura e a sociedade, trilhando os caminhos fabulatórios que empreende.

 

Prof. Dr. Daniel Christino

O problema da Sedução - performance, comunicação e tecnologia

A sedução vem sendo tratada ao longo do tempo menos como uma chave interpretativa das relações entre os sujeitos, a cultura e a tecnologia do que como um conjunto de práticas - gerando até a confecção de manuais - associadas ao exercício da sexualidade entre indivíduos. O projeto considera esta interpretação do conceito estreita e limitada. Partindo da reflexão de autores como Jean Beaudrillard, Georges Bataille, Jean-Luc Marion e Mario Perniola, o projeto visa discutir a sedução a partir de teorias filosóficas, estéticas e da sexualidade para ampliar o escopo do uso do conceito e compreender com maior clareza a constituição da subjetividade contemporânea diante das modificações civilizacionais deste milênio.

Filosofia do Jogo - elementos para uma fundamentação da atividade de jogar

Jogar é uma atividade que acompanha o homem desde o início da sua história. O conceito de jogo, no entanto, é bastante elusivo. Já estava presente na paidéia grega, no entretenimento romano, nas justas de cavalaria medievais e na modernidade europeia e, agora, associado ao desenvolvimento tecnológico, tornou-se ao mesmo tempo uma indústria altamente lucrativa e uma prática cultural amplamente disseminada. Mas se nos perguntarmos sobre o que o jogo efetivamente é; sobre o que entendemos quando nos referimos à atividade de jogar quase sempre não conseguimos dar uma resposta imediata e precisa. A pesquisa tem a intenção de empreender uma investigação do conceito de jogo na tradição fenomenológica, começando pela definição clássica de Johan Huizinga até os debates atuais com especial atenção ao pensamento de Eugen Fink para fundamentar pesquisas na área de performance, tecnologia e comunicação. 

 

Prof. Dr. Eliseu Vieira Machado Junior

Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação de Publicidade e Propaganda

Diante do atual cenário de pandemia diversas instituições têm publicado uma significativa quantidade de normativas e textos legais para amparar a sociedade neste momento de muitas mudanças. Para apoiar este momento sensível em todo o globo terrestre, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), emergem com grande envergadura, na tentativa de suprir lacunas, principalmente na área de educação. Diante disso, a intenção dessa pesquisa é conhecer como as Tecnologias de Informação e Comunicação estão cooperando para o processo de ensino e aprendizagem. A partir de um contexto de crise/pandemia, quais são as estruturas que estão sendo operacionalizadas para substituir o ensino presencial? Quais os resultados obtidos por cada uma delas? A intenção é fazer um panorama das metodologias de ensino e aprendizado e entender os resultados, positivos e negativos, de cada uma delas. Para tanto, usará como recorte os cursos de graduação de Publicidade e Propaganda, no país. Justifica-se pela relevância do período da pandemia e os impactos que este novo coronavírus tem trazido a toda a comunidade acadêmica no que se refere à continuidade dos trabalhos acadêmicos, bem como por contribuir para a discussão da inovação dos processos de ensino e aprendizagem em publicidade e propaganda. Essa pesquisa terá como objetivos: a identificação, no âmbito dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs (metodologias e ferramentas) que estão sendo operacionalizadas neste período de pandemia como alternativa ao ensino presencial; a compreensão dos resultados, positivos e negativos, obtidos por cada uma dessas TICs; e, uma proposta de uma modelagem de TICs que consiga eficiência no processo de ensino e aprendizagem.

Redes de Cooperação no Stricto Sensu: Gestão da Rede PROFIAP

A qualificação de talentos de alto nível em gestão se faz necessária para profissionalizar a administração pública nas três esferas de governo. A Rede PROFIAP tem como objetivo contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas, a partir da formação pós-graduada com abrangência nacional em nível stricto sensu, ofertada pelo Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A implantação e acompanhamento desta rede exige desenvolvimento de recursos didáticos e gerenciais que permitam o ensino de Administração Pública em nível stricto sensu nos padrões exigidos pela CAPES e com a qualidade necessária que garanta a formação do gestor público competente para atuar nas organizações públicas em prol do desenvolvimento da sociedade e do país. Esta pesquisa objetiva desenvolver modelos e instrumentos acadêmico-administrativos para a oferta de programas stricto sensu em rede nacional na área de Administração Pública, com vistas a aprimorar a formação de gestores públicos e das redes de cooperação. Espera-se com a pesquisa contribuir para o desenvolvimento de programas stricto sensu em redes de cooperação para formação de gestores públicos.

 

Profa. Dra. Janaina Vieira de Paula Jordão

O consumo de bens materiais e midiáticos e seus diálogos com a cultura.

Este projeto de pesquisa busca entender o consumo como parte da cultura. Consumir bens materiais ou imateriais, como música, filmes e conteúdos midiáticos não reflete somente um "espírito do tempo", mas também os gostos, os hábitos e as práticas dos consumidores. Partindo de um olhar antropológico e sociológico sobre o consumo, buscamos entendê-lo como cercas ou pontes, assim como o fez Mary Douglas, no sentido de que o uso dos bens é social. Pode aproximar ou distanciar pessoas. Desta forma, ignorar o consumo como parte da cultura é deixar de observar aspectos importantes de como se configuram e reconfiguram relações e as representações sociais sociais. 

Comunicação e Representações Sociais: os Grupos Minoritários e a Mediatização das Desigualdades.

Existem várias maneiras pelas quais as desigualdades são criadas na sociedade. Não estamos falando especificamente das desigualdades de renda, mas também das que atravessam o plano simbólico e que têm incidência na vida dos mais diferentes grupos sociais. Pobres, negros, idosos, mulheres, portadores de necessidades especiais, e assim por diante, têm todos os dias que lidar com o fato de não pertencerem ao que é considerado dominante na sociedade. Isso ocorre porque os sentidos no senso comum são constituídos por categorizações entre insiders e outsiders, mas em categorias que não veem as diferenças no mesmo plano, mas diferenças hierarquizadas. A partir daí, o diferente é mais do que o outro - é pior, podendo gerar estigmatizações e pautar o que um grupo pensa do outro, e de si mesmo. Da mesma forma, é possível observar diversos conteúdos se "apropriando" de pautas progressistas, como propagandas que trabalham temas feministas ou raciais. Tais representações podem se potencializar quando esses sentidos são veiculados em larga escala, como na mídia de massa. Persistentes investidas em representações que estereotipam grupos sociais podem acabar se legitimando e parecendo que sejam naturais. Por isso, um olhar atento sobre as representações sociais na mídia pode ajudar a pensar a comunicação não somente como um veículo por onde são escoados os sentidos, mas um veículo transformador dos mesmos, já que estes conteúdos fazem parte dos agenciamentos culturais da grande maioria da sociedade, ajudam formar subjetividades de hegemônicos e subalternos. Importante, portanto, se faz lançar um olhar atento sobre estas questões que podem envolver formas de exclusões, mesmo que sutis. Enfim, nesta relação entre grupos hegemônicos e subalternos por meio da mídia, fundamental se faz conhecer o interlocutor: tanto para se tentar minimizar os traços de exclusão histórica que trazemos na nossa cultura, quanto para contribuir com a melhoria da comunicação brasileira.

 

Profa. Dra. Lara Lima Satler

Cinema e audiovisual entre o passado e o futuro

Neste projeto de pesquisa são discutidas algumas questões relativas às imagens que são produzidas, e circulam nos múltiplos cenários da cultura contemporânea. Sua ênfase está, sobretudo, nos circuitos mais populares, entre práticas artesanais e articulações com imagens técnicas, nos fluxos de imagens entre os diversos públicos, nos ambientes escolares, salas de projeção, mídias em geral, e nos processos educativos, em ambientes diversos, que atuam na formação dos sujeitos contemporâneos para interagir e se apropriar das dinâmicas dessas visualidades – ou refutá-las. Para tanto, o projeto envolve quatro subprojetos, intercomplementares, abertos à possibilidade diálogos em redes de pesquisa. São eles:

  1. a) Caiu na rede... é peixe? é filme? é arte? mídias, narrativas, aprendizagens.
  2. b) Cineastas latino-americanas... realização, formação, narrativas
  3. c) Artesanias e experiências poéticas contemporâneas – entre fronteiras: lugares de encontrar, aprender, experimentar, produzir.

 

Prof. Dr Magno Luiz Medeiros da Silva

Processos midiáticos, cidadania e direitos humanos

O projeto visa compreender os processos midiáticos que envolvem a sociedade contemporânea, especialmente em sua interface com a questão da cidadania. Busca-se pesquisar os processos sociais abordando-se a relação entre comunicação, cidadania e direitos humanos. É objetivo, ainda, estudar o fenômeno da violência a partir da esfera da recepção. Neste sentido, propõe-se investigar as formas constituintes do olhar dos receptores diante da violência midiática e pesquisar o impacto da violência simbólica desde a perspectiva do sujeito receptor. Para interpretar o olhar do receptor, aproximamo-nos do paradigma holonômico. Neste sentido, propõe uma abordagem metodológica fundada em hermenêuticas instauradoras, que possibilitam o diálogo entre a fenomenologia da imaginação (Bachelard), a antropologia do imaginário (G. Durand) e a sociologia "dionisíaca" do cotidiano (M. Maffesoli). Portanto, é dentro desta instauradora hermenêutica que se pretende interpretar o processo de recepção midiática, considerando-se o imaginário social, a midiatização, a digitalização da sociedade e o contexto de cidadania ao qual estão imersos os sujeitos-desejantes.

Vinculação institucional: Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM).

Agentes de segurança pública como sujeitos de direitos: Sistematização e produção de dados para subsidiar a criação de um sistema de qualidade de vida dos profissionais de segurança pública no Estado de Goiás

Pretende-se realizar um estudo a partir da perspectiva interdisciplinar dos direitos humanos sobre as condições de trabalho e de qualidade de vida entre os profissionais de segurança pública do Estado de Goiás, tendo como foco a sistematização e a produção de dados com o objetivo de: a) subsidiar a criação de um Sistema de Qualidade de Vida dos Profissionais da Segurança Pública no Estado de Goiás, que tem por propósito: I) gerar dados para a gestão pública e, com isso, auxiliar nos processos de tomada de decisões institucionais; II) contribuir para a criação, promoção e implementação de direitos sociais e políticas públicas para trabalhadores da segurança pública; III) trazer maior transparência à sociedade e; IV) colaborar com o processo de humanização das instituições governamentais de segurança pública do Estado de Goiás e; b) subsidiar as demandas apresentadas pelos problemas de teses dos discentes da turma especial de doutorado em direitos humanos para profissionais de segurança pública do Estado de Goiás.

Vinculação institucional: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (Dinter PPGIDH/SSP-GO)

 

Prof. Dra Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

PePêpraQuê- uma reflexão sobre o ensino da publicidade em momento de pandemia

O projeto PêPêpraQuê tem, como fundamento, a discussão e a publicação de conteúdos vinculados à área de Publicidade e Propaganda PP. Tem foco no eixo das disciplinas chamadas Empreendedoras que fazem parte do Projeto Pedagógico do curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, a partir de conteúdos direcionados às áreas de marketing, de comunicação, crise e gestão de marcas. O projeto visa, além da manutenção do contato com os corpos docente e discente de PP, a apreensão de novas competências em um período de trabalho remoto bem como capacitar os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal de Goiás, para a gestão da comunicação, de marcas e de conteúdos conexos em momentos de crise. Para isso, desenvolve ações ligadas a pesquisa e a extensão. No âmbito da pesquisa, atua em três frentes. A primeira está ligada as metodologias e ferramentas de ensino e aprendizagem. Quer analisar quais são as estruturas que estão sendo operacionalizadas neste período para substituir o ensino presencial, e os resultados obtidos. Fará isso tendo como recorte os cursos de graduação de Publicidade e Propaganda, no país. Para além disso, uma vez que um dos propósitos do projeto é a criação e a manutenção de uma ferramenta específica, o blog, quer entender como este pode ser instituído como instrumento de aprendizado à distância. Como podemos otimizar e potencializar um blog como ferramenta de ensino? Por último, tem como proposta entender se os portais mais conhecidos do público, na área de Publicidade e Propaganda, estão se portando como ferramentas de capacitação à distância. O objetivo dessa pesquisa é compreender como as ferramentas de comunicação cooperam para o processo de ensino e aprendizagem a partir de um contexto de crise/pandemia. Justifica-se pela relevância do período da pandemia e os impactos que este novo coronavírus tem trazido a toda a comunidade acadêmica no que se refere à continuidade dos trabalhos acadêmicos. Participam deste projeto os professores Eliseu Vieira Machado Júnior, Arnaldo Alves Ferreira Júnior, Letícia Segurado Côrtes e Marcilon Almeida de Melo.

A informação, a comunicação e os museus do século XXI: Utilizando a gestão da informação e da comunicação para potencializar a construção da cidadania e otimizar os recursos públicos investidos em museus universitários.

Vivemos um momento denominado Sociedade da Informação e do Conhecimento, um período no qual as condições de geração de conhecimento e processamento de informação redesenham novas formas de sociabilidades, fluidas e interativas, em que instituições, empresas e sociedade civil são chamadas à interação e à contínua reinvenção de suas fronteiras e significados. Neste ambiente, os processos de informação e comunicação passam a ocupar lugar estratégico e forçam instituições a reinventarem a forma como lidam com as tecnologias de comunicação e informação, bem como o conhecimento gerado. O contexto exige uma maior adequação da informação e da comunicação para desempenharem papéis centrais na construção da cidadania. Este também é o caso dos museus universitários. De instituições centradas em si mesmas, são forçadas na contemporaneidade a ampliarem seus horizontes e levar os conhecimentos ali expostos para fora de suas próprias fronteiras, revendo sua posição na democratização da cultura. Estes museus, no entanto, nem sempre estão preparados para esta situação. Assim, faz-se necessário a construção de modelos de gestão da comunicação e informação, capazes de tornar suas estratégias comunicacionais mais eficientes, de forma a operacionalizar e potencializar a produção e as trocas de informações e conhecimento e garantir maior acesso à cidadania. Pensando sob esta ótica, o projeto de pesquisa ?A informação, a comunicação e os museus do século XXI: Utilizando a gestão da informação e da comunicação para potencializar a construção da cidadania e otimizar os recursos públicos investidos em museus universitários? tem como objetivo construir um modelo de gestão da informação e da comunicação, com foco em instituições museológicas universitárias, que seja capaz de intensificar seu potencial como instrumento de desenvolvimento da pesquisa, da inovação e do ser humano, bem como otimizar os recursos públicos ali investidos. Para tanto, utiliza como recorte um contexto específico, o Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás, no Brasil, e conta com parceria do Museum of Antropology, da University of British Columbia, no Canadá. Participam deste projeto os professores Arnaldo Alves Ferreira Júnior e Letícia Segurado Côrtes.

 

Prof. Dr. Rafael Franco Coelho

Mídia indígena: Identidade, política e comunicação entre os Jê do Brasil Central

A pesquisa “Mídia indígena: Identidade, política e comunicação entre os Jê do Brasil Central”, investiga as relações entre os índios do tronco etnolinguístico Jê e os meios de comunicação – tanto os convencionais, hegemônicos, alternativos e indígenas como as chamadas novas mídias sociais – com atenção especial para o papel dessas relações na definição, orientação, redução ou aumento dos conflitos sociais e culturais. A pesquisa tem um duplo caráter: etnográfico e comparativo. O método etnográfico e a pesquisa de campo pretendem introduzir um conhecimento profundo sobre a percepção dos povos Jê sobre o conflito e os meios de comunicação. A maior parte dos dados quantitativos coletados em campo se combinarão com considerações qualitativas para apresentar uma descrição e análise detalhada e matizada sobre as formas em que estas situações são percebidas na mídia. O projeto também se insere numa pesquisa mais ampla que reúne um grupo de pesquisadores americanistas, atuando em diversos países e grupos indígenas da América Latina, concentrando seus esforços em um tema comum. Este caráter comparativo supera estudos anteriores sobre o assunto com base em evidências dispersas e locais. A comparação será organizada em três áreas consideradas representativas das principais diferenças indígenas da América Latina: 1) México e América Central, 2) Área Andina, e 3) Terras baixas da América do Sul.

 

Prof. Dr. Rodrigo Cássio Oliveira

Kitsch e neokitsch na comunicação: análise da ocorrência do estilo em publicidade e propaganda.

Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é desenvolver e sistematizar uma abordagem interdisciplinar sobre o conceito de kitsch (e sua ocasional atualização, o neokitsch) com vistas à análise de objetos de estudo selecionados da produção contemporânea em publicidade e propaganda. Mais especificamente, o projeto trabalha sobre conteúdos propagados em mídias digitais (e, em princípio, também em mídias não digitas) a fim de destacar o potencial do conceito de kitsch para investigações sobre a construção de identidades de marca e de perfis político-ideológicos na sociedade brasileira atual. O projeto tem ainda uma dimensão aplicada que visa a construção de um observatório ou repositório digital de conteúdos relacionado ao tema estudado, de modo a oferecer uma base de dados e também de reflexões teóricas para outras pesquisas interessadas na relação entre estética e política segundo a perspectiva que adotamos.