Projetos de Extensão

Você sabia que nem só de pesquisa vive uma universidade? Além do ensino e da pesquisa, um dos pilares da universidade pública, gratuita e de qualidade no Brasil é a extensão. Mas você sabe o que ela significa, o que ela faz? 

No âmbito da UFG, a extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articulado ao ensino e à pesquisa, de forma indissociável, viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. A partir dessas ações, a UFG apoia iniciativas governamentais, não-governamentais ou mesmo particulares que tenham como princípio a busca de alternativas visando à melhoria da condição de vida de todos. É aqui, então, que nós, estudantes e docentes do curso de Publicidade e Propaganda nos envolvemos diretamente com a sociedade, devolvendo o conhecimento que produzimos em forma de ações voltadas para a educação do cidadão nas áreas de educação pública, educação especial, cultura, lazer e recreação, saúde e meio ambiente, criando mecanismos institucionais que permitam avançar o processo de integração entre a Universidade e diversos setores da Sociedade.

Para que a extensão aconteça, os docentes do curso de PP cadastram seus projetos e os submetem anualmente aos editais, visando captar bolsas, tanto remuneradas quanto voluntárias. Elas são vinculadas ao Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEC). Nos editais PROBEC o valor da bolsa se equipara à bolsa de iniciação científica, PIBIC-CNPq. Já as voluntárias estão vinculadas ao Programa de Voluntariado (PROVEC), no qual alunos são selecionados para atuarem voluntariamente nas ações de extensão e cultura.

Se você se interessou pelo assunto, pode conhecer um pouco mais clicando aqui. Também pode continuar lendo esse conteúdo e conhecer um pouco mais sobre os projetos de extensão desenvolvidos pelos professores do curso de Publicidade e Propaganda da UFG.

 

Projetos de extensão desenvolvidos pelos professores de PP:

 

Dr. Alexandre Tadeu dos Santos; Dra. Ana Rita Vidica Fernandes; Ms. João Daniell Ferreira de Oliveira.

Primeiro Plano 

A vida em sociedade hoje implica no consumo de tipos infindáveis de imagens.  Os indivíduos assumem não apenas a posição de meros consumidores, como também passam a ocupar o papel de produtores, mesmo sem a consciência plena dos fatores envolvidos nesse processo. A leitura e produção de imagens tornam-se habilidades sociais importantes para a autonomia dos sujeitos e para cidadania, sendo, ainda, habilidades esperadas de profissionais da comunicação. 

O objetivo principal do Primeiro Plano é contribuir para formação do olhar, ou seja, para o desenvolvimento das habilidades de leitura, análise e expressão por meio das imagens em seus diferentes suportes. 

Para tal, realizamos ações com o intuito de informar, orientar e interagir com o público a partir de conteúdos de relevância pedagógica sobre os principais temas: fotografia, cinema e audiovisual. Não ficam de fora desafios fotográficos e minicursos abertos a toda comunidade.

Busca-se apresentar conteúdos da técnica, da história e do pensamento crítico  relativos ao mundo da imagem em linguagem simples e acessível para o público interno e externo da comunidade acadêmica.  Por meio das plataformas de redes sociais - Instagram e Youtube - busca-se contribuir para ampliação do repertório cultural e conceitual dos interessados, e ainda fomentar um ambiente de reflexão sobre tais produtos culturais para além do simples consumo.

 

Dr. Arnaldo Alves Ferreira Júnior; Dr. Eliseu Vieira Machado Junior; Ms.Letícia Segurado Côrtes; Dr. Marcilon Almeida de Melo; Dra. Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha.

PêPêPraQuê

O projeto de extensão PêPêPraQuê tem, como fundamento, a discussão e a publicação de conteúdos vinculados à área de Publicidade e Propaganda – PP. Tem foco no eixo das disciplinas chamadas “Empreendedoras” que fazem parte do Projeto Pedagógico do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, a partir de conteúdos direcionados às áreas de marketing, de comunicação, crise e gestão de marcas. O projeto visa a manutenção do contato com os corpos docente e discente de PP e a apreensão de novas competências em um período de trabalho remoto. Tratará o seguinte problema: aproveitando o contexto atual, de enfrentamento do novo coronavírus, como podemos capacitar os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal de Goiás, para a gestão da comunicação, de marcas e de conteúdos conexos em momentos de crise? Em outras palavras, quais seriam as estratégias de ensino e aprendizagem, no eixo das disciplinas empreendedoras, que podem ser operacionalizadas neste período? O objetivo é o desenvolvimento de ações que cooperem para o processo de ensino e aprendizagem a partir de um contexto de crise/pandemia. Justifica-se pela relevância do período da pandemia e os impactos que este novo coronavírus tem trazido a toda a comunidade acadêmica no que se refere à continuidade dos trabalhos acadêmicos. Tem-se a proposta de desenvolver os seguintes produtos: Plataforma de Comunicação, por meio do Google Hangout; Blog com as seções: Artigo de Opinião, Fontes referenciadas, Comentários de Alunos entre outros; e, um e-book, que será a compilação de todos os materiais/conteúdos publicados, a ser divulgado em formato digital. 

 

Profa. Dra. Janaina Vieira de Paula Jordão

Produção de Conteúdos Audiovisuais para Comunicação Pública: Formação, Criação, Difusão e Garantia de Acesso à Informação 

O projeto Produção de Conteúdos Audiovisuais para Comunicação Pública: Formação, Criação, Difusão e Garantia de Acesso à Informação visa formação teórica e prática em criação, produção, difusão de conteúdos audiovisuais e Tradução Audiovisual, voltados à Comunicação Pública, por meio de metodologias que unem ensino, extensão e a integração dos conhecimentos das áreas específicas de formação nos campos da Informação, Comunicação e Tradução. Por meio do projeto será possível: 1 – criar, produzir e difundir conteúdos audiovisuais voltados para Comunicação Pública, em especial os que promovam: a educação, cultura, saúde, artes, esporte, lazer, cidadania, direitos humanos; 2 – construir um espaço qualificado para o debate crítico e a reflexão a cerca da cidade de Goiânia e dos municípios que compõem a Região Metropolitana em seus mais variados aspectos sociais, econômicos, políticos e espaciais; 3 – possibilitar aos estudantes dos Cursos de Gestão da Informação e Biblioteconomia da FIC/UFG o contato com conhecimentos teórico-práticos que os capacitem na realização de pesquisas, coletas e análises de dados a fim de gerar informações para subsidiar a confecção de roteiros, reportagens, entrevistas e debates que forem desenvolvidos dentro do escopo do projeto; 4 – possibilitar aos estudantes dos Cursos de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da FIC/UFG o contato com conhecimentos teórico-práticos que os capacitem a criar, produzir e difundir conteúdos audiovisuais de curta duração voltados para a Comunicação Pública, tais como: vinhetas, spots, chamadas e campanhas educativas ou de utilidade pública; 5 – possibilitar aos estudantes do Curso de Jornalismo o contato com conhecimentos teórico-práticos que os capacitem a atuar em todas as etapas da construção de conteúdos audiovisuais jornalísticos voltados à Comunicação Pública, tais como: matérias, reportagens, entrevistas, debates, crônicas, entre outros; 6 – possibilitar aos estudantes do curso Letras: Tradução e Interpretação de Libras/português da FL/UFG propor e executar projetos de Tradução Audiovisual de português para Libras e/ou de Libras para português, com o objetivo de garantir o acesso às informações e conteúdos produzidos no projeto; 7 – difundir os conteúdos produzidos por meio da TV UFG no canal 15.1 para a Região Metropolitana de Goiânia; Canal 21 da NET GOIÂNIA; Canal 21 da GIGABYTE HDTV e pelas plataformas digitais oficiais da TV UFG. 

 

Profa. Dra. Lara Lima Satler

Aspas Produtora Colaborativa

O Projeto de Extensão Aspas Produtora Colaborativa se justifica pelo amplo uso do audiovisual no contemporâneo, oferecendo a estudantes da graduação e pós-graduação, técnicos administrativos e docentes a oportunidade, dentro da própria universidade, para expandir suas habilidades criativas, técnicas e experimentais em produção e difusão audiovisual.

 

Prof. Dr Magno Luiz Medeiros da Silva

Pensar Direitos Humanos Digital

O projeto de extensão “Pensar Direitos Humanos Digital” tem por objetivo a socialização do conhecimento e a popularização da ciência no campo interdisciplinar dos direitos humanos. Em outros termos, busca-se promover o debate público interdisciplinar sobre temas que envolvam a proteção dos direitos humanos, a construção da cidadania e a defesa dos valores democráticos, por meio de redes sociais, canais e plataformas digitais de informação e comunicação. O debate público é transmitido aos diversos públicos nas redes sociais, principalmente pelo canal “Pensar Direitos Humanos – UFG”. Lançado em junho de 2020, o canal no Youtube registrava mais de 1.400 pessoas inscritas até o mês de setembro deste ano.  Realizadas preferencialmente às sextas-feiras, as lives do projeto contemplam diversos formatos (palestras, entrevistas, webinários, minicursos, videoaulas, videoconferências, etc.) e contam com a participação de professores, pesquisadores e militantes dos direitos humanos de renome nacional e internacional. Cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFG) sob o número PJ367-2020, o projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Magno Medeiros e Prof. Dr. Carlos Ugo Santander Joo.

Vinculação institucional: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH) com apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Direitos Humanos (NDH/UFG), da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.

Processos midiáticos on-line, redes e enredos digitais

O projeto de extensão tem por objetivo promover a divulgação científica por meio de processos midiáticos on-line, contemplando pesquisas, produtos e serviços desenvolvidos nas áreas de comunicação, informação, artes, cultura, cidadania e direitos humanos. Propõe-se, assim, uma maior aproximação entre a universidade e a sociedade, de modo a se promover a socialização do conhecimento gestado na universidade, a popularização da produção científica e tecnológica e a troca de saberes acadêmicos e populares. Esse processo de difusão e discussão de ideias, teorias, conceitos e pesquisas é realizado em ambientes virtuais, ou seja, por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), via redes sociais on-line, principalmente Youtube e Instagram. As ações de divulgação científica ocorrem via mídias digitais, por meio das quais se constrói e se mantém intenso debate público em diferentes ambientes virtuais (live streams, webinários, videoconferências, videoaulas, podcasts, stories, etc.). O projeto integra o programa de extensão Enredos Digitais, também coordenado pelo Prof. Dr. Magno Medeiros.

Vinculação institucional: Programas de Pós-Graduação da UFG: Comunicação (PPGCOM), Interdisciplinar em Performances Culturais (PPGIPC), Arte e Cultura Visual (PPGACV) e Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH).